
Financiamento ao terrorismo Jihadista - uma visão politico criminal - Autor Francisco Cardoso
Título: O Financiamento do Terrorismo Jihadista – uma visão político-criminal
No terrorismo jihadista, o radicalismo religioso caminha de mãos dadas com o dinheiro. A "máquina do terror", que propala medo generalizado e cria uma sensação difusa de insegurança na população mundial, somente se mantém ativa graças a uma eficiente estrutura financeira que capta e distribui recursos entre seus membros. O terrorismo é um negócio extremamente caro e é o dinheiro que o mantém em funcionamento. Como em uma grande empresa, a existência de um fluxo financeiro forte e saudável é indispensável para que qualquer organização ou grupo terrorista permaneça em atuação e sobreviva ao passar dos anos.
As organizações terroristas jihadistas, que antes se limitavam a uma atuação regionalizada e com foco na luta local, se transformaram em verdadeiras "multinacionais do terror", atuando através de uma sofisticada rede que disponibiliza suporte operacional, treinamento de agentes e recursos financeiros a indivíduos radicalizados e a pequenos grupos armados. Unidos ideologicamente na perspectiva de uma jihad global, replicam metodologia bastante peculiar de atuação, espalhando terror aos quatro cantos do planeta.
Contudo, diante da forte repressão por parte da comunidade internacional, vimos proliferar a atuação dos chamados lobos solitários jihadistas, perdendo os atos terroristas em complexidade e passando a ser praticados cada vez mais mediante a utilização de artefatos simples, o que provocou uma sensível diminuição de seus custos operacionais.
Nesse contexto, estaria o dinheiro perdendo a sua importância para a atividade terrorista ou apenas estariam as organizações terroristas adaptando suas atividades com o direcionamento de recursos financeiros para a realização de atos de captação e distribuição de recursos visando à manutenção da existência da ideologia jihadista? De igual forma, estariam as políticas criminais de prevenção e repressão aos atos de financiamento do terrorismo se mostrando eficazes para fazer frente a essa nova forma de atuação das organizações terroristas jihadistas ou haveria a necessidade de uma efetiva mudança de perspectivas e estratégias?
Apresentação do autor:
Francisco de Assis Machado Cardoso
O autor é Promotor de Justiça do Ministério Público do Rio de Janeiro/Brasil desde o ano de 2002 e Mestre em Direito Penal e Processo Penal pela Universidade Carlos III de Madrid (UC3M). Com mais de 20 anos de experiência no combate aos crimes financeiros e à lavagem de dinheiro, participa, desde 2009, como colaborador nas áreas legal e de law enforcement para o Grupo de Ação Financeira da América Latina (GAFILAT) e para o Banco Mundial (The World Bank Group), tendo atuado em diversos processos de avaliação mútua (ME), de avaliação nacional de risco (NRA) e de programas de capacitação e treinamento AML/CFT para variados países da América Latina e África.
Informações Técnicas
Páginas:172Edição:1 ISBN:978-65-86744-86-6 Largura:15 Altura:21 Ano:2024 Acabamento:Brochura